9º ANO VERDE


29/09/2022 - QUESTIONÁRIO AVALIATIVO


Faça uma pesquisa e responda:

 

1) Quando foi criado o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

2) Qual o conceito de consumidor no CDC?

3) Quem é a parte hipossuficiente em uma relação de consumo?

4) O que significa a inversão do ônus da prova?

5) Qual a garantia legal prevista no CDC?

6) O que é um contrato de adesão?

7) Nos contratos de adesão, como devem ser interpretadas as cláusulas (regras) contraditórias?


25/08/2022 - PROJETO "FESTIVAL DA PRIMAVERA 2022"


PRIMEIRO MOMENTO: Situar dentro do ponto em que estamos na matéria. Breve revisão do último conteúdo.

- Atividades relacionadas.

SEGUNDO MOMENTO: Orientações gerais em relação ao Festival da Primavera 2022. Tema da turma: Homenagem a Gilberto Gil.

TERCEIRO MOMENTO: Retomada da técnica do Brainstorming para ajudar no processo criativo (sala de aula, mas preferencialmente em outro espaço da escola).





11/08/2022 - ERA PÓS-INDUSTRIAL: A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE


Situando: Estamos trabalhando as páginas 54-57 da apostila de empreendedorismo.

O que vamos falar? Sobre a Era Pós-Industrial.

Atividade para a próxima aula: em grupos de até 5 pessoas, os alunos deverão elaborar um trabalho escrito e fazer uma apresentação rápida na próxima aula sobre a Era Pós-Industrial. O trabalho deverá trazer:

1) O conceito ou significado de Era Pós-Industrial.

2) Suas características.

3) O que é importante para o homem nesse momento da história.

4) Um exemplo de sucesso: alguém que transformou informação em conhecimento.

Mãos à massa! Pois toda informação necessária será transmitida em nossa aula de hoje (11/08/2022). Em tempo, feliz Dia do Estudante!

Grande abraço,

Professor Willian Barcelos


04/08/2022 - GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS

UNIDADE: GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS

 

Prezado (a) aluno (a),

 

Com muita satisfação começamos nossa terceira etapa. Muito do que foi desenvolvido no primeiro semestre será usado nesta etapa. Nesta aula, por exemplo, damos continuidade ao Brainstorming (chuva de ideias), que todos aprenderam na primeira etapa.

A questão inicial desta aula é: se você tem que acertar um alvo... Você prefere 3 chances ou 100 chances? Com certeza, responderão que sim. Mas, nossas ideias não devem ser a mera reprodução das ideias de outra pessoa.

E quais são as melhores ideias? As que nascem do pensamento cumulativo. Por isso, criamos uma ideia original a partir das ideias dos outros. Tudo é um remix.

Nesse momento, não deixe de ler as páginas de 48 até 53 da apostila de empreendedorismo. Elas resumem todo nosso esforço desta aula. Afinal, como vimos, a quantidade de pequenas ideias é importante para a construção de uma ideia maior, pois representa mais alternativas para resolver um problema.

Lembre-se sempre: somos capazes de extrair aquilo que cada um tem de melhor. São mais chances para acertar o alvo.

Prontos para avançar? Você lembra o que é Brainstorming? Brainstorming quer dizer chuva de ideias. É o método gerar uma grande ideia a partir de uma série de ideias menores. Inicialmente, muitas delas podem ser consideradas loucas ou mesmo sem sentido. O importante é não descartar nada. Resumindo: a melhor forma de se ter uma boa ideia é tendo muitas ideias.

Observação: mostre ao professor o que desenvolveu na atividade das páginas 46 e 47.

Seja bem-vindo!

Professor Willian Barcelos


07/07/2022 - PESQUISAS DE SATISFAÇÃO

(Clique na imagem e responda o questionário)


Por que e como criar pesquisas de satisfação para eventos?

A pesquisa de satisfação para eventos se tornou um dos itens prioritários para os organizadores de eventos. Aliás, é bem comum as pessoas responderem a pesquisas de satisfação após pedir uma comida, se hospedar em um hotel ou realizar uma compra pela internet.

Mais do que nunca, os organizadores perceberam o quão importante é ouvir as considerações e percepções que os participantes tiveram do evento deles. Afinal, sem os participantes, evento algum acontece. Se você está organizando ou planeja organizar um evento e se preocupa em oferecer uma boa experiência aos participantes, não deixe de criar e aplicar uma pesquisa de satisfação no seu evento.


O que é uma pesquisa de satisfação para eventos?

A pesquisa de satisfação para eventos é um instrumento que servirá para medir e avaliar a qualidade do seu evento. Na forma de questionário, formulário (e até em uma conversa informal com os participantes) você irá colher informações sobre percepções e experiências que os participantes tiveram acerca do seu evento.

Durante esse feedback (ou seja, deste retorno dos participantes) você terá a chance de avaliar os pontos positivos e negativos de cada área do seu evento. Você pode, por exemplo, formular perguntas específicas sobre a experiência que eles tiveram ao adquirir o ingresso ou se inscrever, sobre cada palestra, show, oficina que participaram, com o conteúdo e a temática do evento, etc.


Para que serve a pesquisa de satisfação para eventos?

As perguntas ajudam a entender o que o seu público pensa, quer e precisa. Por isso, aplicar uma pesquisa de satisfação é ideal para o organizador medir o sucesso do evento a partir do grau de satisfação do público e identificar pontos fortes e fracos.

A pesquisa de satisfação serve justamente para que os participantes tenham a chance de avaliar o seu evento. Mas como as experiências variam de participante para participante, o ideal é que você consiga colher o máximo de feedbacks possíveis, para verificar se os objetivos iniciais, traçados no planejamento, foram atingidos.

Com base nessa avaliação, você consegue perceber quais foram os pontos altos do evento e quais não deram certo e que, portanto, precisam de atenção especial em edições futuras. Valorize e encare os feedbacks como algo construtivo e que irá ajudar a oferecer, de uma próxima vez, a melhor experiência possível aos participantes. Saber ouvir a opinião de como foi o evento é crucial! 

Pode parecer difícil de acreditar, mas muitos organizadores sequer pedem um retorno do público. Esse tipo de pesquisa pode ser em formulários impressos, questionários online (enviados por e-mails), ou ainda, através de enquetes em redes sociais. A forma como vai ser executada fica a critério do organizador.

Interromper um participante no meio de uma atividade para responder a um formulário certamente não é um momento ideal, entende? O mais comum é que essa pesquisa de satisfação seja feita com o término do evento.

A pesquisa de satisfação pode ser aplicada no próprio local do evento (com o fim das atividades) ou em um ambiente virtual, após alguns dias do evento.

Também existem formas de entender a opinião dos participantes durante o desenrolar do evento. Você pode pedir que eles avaliem o nível de satisfação ao término de cada palestra ou atividade, por exemplo.

A pesquisa de satisfação pós-evento possibilita uma visão mais ampla de como tudo, de fato, aconteceu. Você pode, inclusive, fazer com que o preenchimento da pesquisa de satisfação seja uma condição para que o participante faça o download do certificado do evento.


VOCÊ CONHECE O TED TALKS?

A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design foi adotada pelo evento porque a organização nasceu a partir de uma conferência em que esses três segmentos convergiam. Hoje, inúmeros temas são apresentados nas palestras.

Para participar, os interessados precisam preencher um formulário, gravar um vídeo e enviar para o link que será avaliado disponível através do link, que serão avaliados pelo júri técnico.

Mas porque as palestras do TED duram no máximo 18 minutos?

Os organizadores descobriram que 18 minutos é a duração ideal para ter uma discussão séria, sem colocar o público para dormir. O TED é extremamente rigoroso sobre seu limite de tempo de 18 minutos.

Nosso primeiro TED traz o tema: Lições do palhaço e do improviso. A partir dessa palestra vamos estimular a nossa criatividade e descobrir que somos capazes de criar uma história inimaginável.



É HORA DE PREENCHER O TESTE VOCACIONAL

Você fez um teste vocacional em sala de aula? Está na hora de acessar o link e lançá-lo na nossa plataforma. Em breve você descobrirá o que ele revela sobre a sua vocação.

CLIQUE NO BANNER ABAIXO:


Mas lembre-se: a ferramenta visa oferecer indicativos sobre um momento da vida, já que que os seres humanos são dinâmicos e podem mudar ao longo da vida.



O teste consiste em um questionário de 15 questões. Faltou? Peça ao professor!




FALTOU À AULA DESTA QUINTA-FEIRA?


TESTE VOCACIONAL – PORTFÓLIO


1) O que é um Teste Vocacional?

- O teste vocacional surgiu na década de 1930 e consiste em uma avaliação de personalidade.

 

2) Quais são seus objetivos?

- Seu objetivo é verificar os níveis de interesses e capacidade pessoal, assim como avaliar as habilidades de uma pessoa para uma determinada área.

 

3) Ele é determinante?

- Não. Isso não quer dizer que o teste não seja confiável. O problema é que ele apenas identifica características que a pessoa não havia percebido sobre si mesmo. Por isso, não fornece respostas definitivas sobre quem você é ou sobre o que você gosta.

- Na verdade, a ferramenta visa oferecer indicativos sobre um momento da vida, já que que os seres humanos são dinâmicos e podem mudar ao longo da vida.

 

4) Qual a sua importância?

- Mesmo que não seja conclusivo, ele apresenta possíveis direções.



Prezado aluno,

Com os cordiais cumprimentos, informo que as notas da disciplina Empreendedorismo foram lançadas.

Como o portfólio está em fase de confecção, todo mês iremos avaliá-lo em 10 pontos. Por isso, o aluno poderá e deve colocar aquilo que estiver faltando. Nessa primeira etapa todos os alunos da turma receberam 10 pontos.

Porém, devem apresentar o portfólio com a frequência exigida pelo professor.

Os alunos também receberam 2 (dois) pontos daquela pesquisa que era para ser feita com os pais.

O projeto Carnaval teve 2,5 (dois pontos e meio), que foram informados pela coordenação da escola ao professor.

Outros 2,5 (dois pontos e meio) são referentes às atividades propostas em sala de aula, entre elas: a produção de texto intitulada: “Se ele conseguiu, eu também consigo”.

Os alunos que fizeram as demais atividades, mas não entregaram esta, tiveram apenas 1,5 (um ponto e meio).

Quanto aos 8 (oito) pontos restantes, consideramos que a disciplina foi conduzida sem que o livreto estivesse de posse dos alunos desde a primeira aula. Sendo assim, a avaliação foi subjetiva, envolvendo: disciplina, frequência e debates.

Lembrando que por se tratar de apenas uma aula semanal, a frequência e o comportamento em sala de aula sempre terão lugar em nossas avaliações de empreendedorismo.

Professor Willian Barcelos

05/05/2022

 

ESCOLHA A TURMA:

 9º ANO AZUL 9º ANO VERDE